Ano 2023 - Sala conectada
Prof. Cleiton - E.M. Tinah Ripalta de Menezes - 5º Ano - Turno: Vespertino
Prof. Cleiton - E.M. Tinah Ripalta de Menezes - 5º Ano - Turno: Vespertino
Por Prof. Cleiton - 5º Ano | 06/11/2023
Alunos da Escola Tinah Ripalta de Menezes fazem campanha pró SAEB (Sistema Básico de Avaliação da Educação Básica)
Por Prof. Cleiton - 5º Ano | 16/10/2023
Professor cria jogo no ambiente de programação Scratch para incentivar alunos com a tabuada de multiplicação.
Utilize o jogo abaixo se estiver no computador, caso esteja acessando pelo celular, clique nesse link para ter acesso: https://scratch.mit.edu/projects/908138082
Versão para computador
Histórias passadas (Entrevista: Relatos reais)
Por Prof. Cleiton - 5º Ano | 26/09/2023
Um dia que marcou minha vida foi quando ouvi da minha esposa que estaria grávida de Gabriel. Fui pego de surpresa, pois não esperava, num dia como outro, fui levar o almoço pra minha esposa no trabalho, foi ai que ela me informou que estaria grávida, fiquei assustado, mas fiquei ao mesmo tempo alegre, assim se passaram os 9 meses e nasceu o menino chamado Gabriel.
Aluno: Gabriel.S.G
Entrevistado: Nilson
Data:19/09/2023
🌿A árvore assombrada
Na infância da minha mãe ela estudou o primário em uma escola de zona rural,para chegar até a escola ela e seu irmão iam a cavalo, e em tempos de folclore os vizinhos contavam muitas histórias sobre a Mula sem cabeça, e naquela época as coisas eram contadas com muita intensidade, e existia uma história que tinha acontecido em uma fazenda onde tinha duas árvores que faziam encontro em uma curva, em que a estrada passava entre elas e lá aconteceu um fato de uma mulher desaparecer na noite de 22 agosto, sempre nessa data , ou aproximado dela acontecia fatos muitos estranhos, como por exemplo ao se aproximar dessas árvores os cavalos se disparavam e ao retornar da escola , vínhamos rezando por medo de atravessar as árvores.
Ao chegar em casa relatavamos ao nossos pais, principalmente a minha mãe, que não que não queria ir a escola, para tranquilizar e seguir a rotina do estudo, o pai da minha mãe acompanhava em dias alternados a ida a escola até passar esse período que era mais pavoroso, mas nunca esquecido!.
Aluno(a):Raika Emilia F.R. de Barros
Personagens principais:
Margiane Ferraz R.
Allison Ferraz R.
Almir Ferraz da Cruz
Data:17/09/2023
Meu pai-avô
Minha mãe era uma criança muito levada, ela foi criada pelos avos Nilton e Luzely, Seu avo Nilton era mais levado ainda, ele trabalhava muito como Pedreiro e quando ele chegava a minha mãe tinha por volta de uns seis anos de idade, já ia correndo direto pedir dinheiro, ela dizia:
- “O Paín me da dez centavos ?”
E toda vez era a mesma coisa, ela sempre pedia a ele 10 centavos. Um belo dia ela pediu a ele os 10 centavos, ele deu e logo disse:
- Hoje você vai plantar essa moeda, você vai regar todos os dias e logo vai brotar um pé de dinheiro. Ansiosa minha mãe disse que foi logo fazer sua plantação, pois ela teria um pé de dinheiro só pra ela , assim ela fez, plantou a moeda, e regava Todos os dias , até cansou.
O pai avô dela foi embora morar com Deus, e até hoje o pé de dinheiro não nasceu...
Saudades do meu bisavô; NILTON PEREIRA LACERDA.
Escrita por Ana Sophia Rodrigues Da Silva
As aventuras na fazenda córrego dos jeribás
O fato aconteceu com Ana Cecília na fazenda onde os avós, os tios, e primos dela moravam, as férias eram esperadas por Ana Cecília com muita alegria, pois além de rever seus avós, tios, e primos, ela tinha certeza que naquele quintal imenso ela viveria as maiores aventuras da vida de uma criança, ela amava andar a cavalo, montar nos jegues que seu avô criava na fazenda, subir em árvores, pegar frutas, caçar passarinhos com seus primos, entre outras.
Quando ela e seus irmãos chegavam na fazenda seus avós já tinham preparado muitas comidas gostosas para recebe-los, depois de comer ela sempre ia a casa do seus tios para combinar com seus primos as brincadeiras do dia seguinte; naquela ocasião eles combinaram de na manhã seguinte ir pegar goiaba na casa de uma vizinha e brincar com os filhos dela, é assim fizeram no dia seguinte eles pegaram os jegues e foram montados a casa da vizinha, depois de cumprimentar a todos eles foram brincar no quintal, vendo os pés de goiaba carregados correram pra subir e pegar goiabas, Ana Cecília então desafiou a Eduardo e Júnior pra vê quem pegava a goiaba mais bonita e mais alta, quando Eduardo subiu ele recebeu uma ferroada de marimbondo e desceu da árvore sem falar nada pra ninguém, Júnior vendo que Eduardo desceu sem pegar a goiaba decidiu subir e também foi ferroado por maribondos, desceu e também não falou nada, depois foi a vez da Ana Cecília subir, vendo que nenhum dos dois primos tinha conseguindo ela achou que levaria a melhor, só que ela não sabia que os maribondos tinham feito uma casa na goiaba e quando ela tentou pegar a goiaba ela foi ferroada no olho, na orelha e na boca ficando toda inchada e virando motivo de riso para todos.
Por Hugo Gabriel Mendes Lopes.
Poemas de autoria dos alunos 5º ano Laranja - 2023
Por Prof. Cleiton - 5º Ano | 26/09/2023
Minha Terra, Minha Vida
E aqui estamos
na nossa cidade,
cheia de beleza
e muita especialidade.
Essa é minha terra
cheia de alegria
é aqui nessa cidade
que esta a minha vida.
Essa é Almenara,
ela pertence a mim
é aqui nessa cidade
que eu vou morar até o fim.
Aqui tem muitas maravilhas
que alegria
Almenara é uma beleza
já disse que é minha vida.
Almenara, uma cidade
Espontânea, cheia de esperança
a minha terra é uma maravilha
com muitas crianças.
Almenara, Almenara
tenho uma alegria de vida
e falando mais uma vez
Minha terra, Minha vida
Nome:Gabriel
Data:25/09/2023
Minha Terra, Minha Vida
Nossa que terra linda
Que merece uma poesia,
Para guardar,
Na minha pequena e grande lembrança.
. . . Minha vida foi ruim ,
Mas com ela fiz assim,
Fiz coisas boas ,
E ganhei coisas melhores ,
E assim fiquei mais forte.
Ass: Lunna
Minha Terra, Minha Vida
A minha vida é assim
No nosso Brasil sou feliz
Com minha família e amigos
Sigo o rumo do meu nariz
A escola sempre vou
Pois importante é
Ter um futuro melhor
E ser uma grande mulher
Aluno(a):Raika Emilia
Por Prof. Cleiton - 5º Ano | 06/08/2023
Alunos do 5º ano da Escola Tinah Ripalta de Menezes promovem sorteio de um Drone para arrecadar fundos para a formatura de fim de ano.
O Sorteio será feito no dia 20/09/2023, no período da tarde. Os bilhetes foram estipulados em apenas R$ 2,00 para que a aquisição fosse acessível a todos.
Finalizado.
Trabalho desenvolvido com intuito de integrar saberes relacionados aos Estado e Capitais do Brasil. Como objeto de apoio para a aula, fora utilizado um aplicativo gratuito desenvolvido pelo Prof. Cleiton que faz perguntas aleatórias utilizando os Estados, Capitais e Siglas. A diversão foi garantida por meio do tema: Quem acerta come pipoca, quem erra vai para o fim da fila. Clique no link e veja o vídeo de parte da atividade. https://www.facebook.com/100001255495226/videos/1275859156401221/
Por Prof. Cleiton - 5º Ano | 06/07/2023
Este projeto tem como objetivo incentivar a educação empreendedora dos alunos, além de ser uma oportunidade para que eles pratiquem habilidades importantes, como comunicação, organização e trabalho em equipe. Este projeto tem como objetivo incentivar a educação empreendedora dos alunos, além de ser uma oportunidade para que eles pratiquem habilidades importantes, como comunicação, organização e trabalho em equipe.
by Cleiton França de Sousa Neves
Clique para ler o Projeto completo...
Bolos e tortas Sanduíches naturais Sucos e vitaminas Doces e salgados
Carrinhos e bonecas Jogos e quebra-cabeças Balões e pipas.
Blocos de desenho e lápis de cor;
Papéis de carta e envelope;
Adesivos e canetas coloridas.
Durante todo o projeto, é importante que os alunos sejam incentivados a desenvolver habilidades empreendedoras, como análise de Uma das principais estratégias é envolver os alunos no processo de criação da vendinha. Os alunos podem servir como caixas, ajudar a preparar os alimentos e até sugerir novos produtos. Outra estratégia é criar uma atmosfera envolvente com música e decoração. E por fim, é importante que os produtores tenham um discurso claro e objetivo sobre os produtos.
Organização na escola
Localização
A vendinha deve ser montada em um local de fácil acesso para os alunos e para que haja um fluxo de clientes.
Para a organização da vendinha, é necessário que as mesas estejam sempre limpas e organizadas, criando um ambiente agradável e convidativo para os alunos.
Os alunos, responsáveis pela vendinha, devem prestar um bom atendimento, sorrindo e sendo gentis com os clientes para que a venda seja um sucesso.
Formação empreendedora dos alunos
Durante todo o projeto, é importante que os alunos sejam incentivados a desenvolver habilidades empreendedoras, como análise de mercado, planejamento financeiro e gestão do tempo. Eles devem ter liberdade para experimentar e inovar no processo de produção e venda dos produtos
Os alunos podem criar um cartaz para divulgar a vendinha e exibi-lo ao redor da escola ou em outros locais frequentados pelos pais.
Outra opção é criar um folheto com os produtos e horários de funcionamento da vendinha para ser enviado para os pais.
Indicador - Meta - Inserir aqui os valores arrecadados diariamente e demais indicadores listados.
Vendas diárias: R$ 00,00
Lucro líquido : R$ 00,00
Satisfação dos clientes: 0%
A avaliação dos resultados do projeto deve ser feita periodicamente, tendo como base os indicadores definidos pelas metas estabelecidas. Além disso, deve-se fazer uma análise do aprendizado dos alunos e da satisfação geral em relação ao projeto.
Conclusão
A venda de produtos na escola pode ser uma excelente oportunidade para oferecer aos alunos uma experiência empreendedora e desenvolver habilidades importantes para a vida pessoal e profissional. Através da produção e venda de produtos para os colegas, os alunos desenvolvem a autoconfiança e a responsabilidade, ao mesmo tempo em que aprendem sobre finanças e marketing.
Por Prof. Cleiton - 5º Ano | 18/06/2023
Apresentação do 5º ano Vespertino Turma Laranja - Dança. Habilidades trabalhadas:
(EF15AR10P5) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e tempo do movimento (referência à velocidade: rápido, moderado e lento) na construção do movimento dançado, em diferentes ambientes (internos e externos).
(EF15AR11AP5) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com uma ou mais formas específicas de dança, com base nos códigos de dança e nas características de cada região brasileira para ampliar o repertório corporal nos processos criativos e de improvisação.
(EF15AR19P5) Descobrir e identificar elementos teatrais (personagem, voz, corporeidade, espaço e narrativa), registrando e analisando através da observação dos elementos na vida cotidiana e em peças teatrais.
Por Prof. Cleiton - 5º Ano | 19/04/2023
Por meio de uma proposta disponível no livro didático, os alunos do 5º ano produziram um texto argumentativo para ser selecionado para a criação de um VLOG. Vários textos foram apresentados e apenas um selecionado.
Vlog é a abreviação de videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos.
Para expressar sua opinião ou fazer um comentário a respeito desta matéria, Clique aqui!
Por Prof. Cleiton - 5º Ano | 07/04/2023
Vídeo Aula gravada pelo professor demonstrando os principais pontos sobre os períodos que marcaram a evolução da raça humana.
No período Paleolítico os serem humanos eram nômades e se alimentavam exclusivamente da caça, pesca e coleta de frutos.
No período Neolítico os seres humanos começaram a viver em sociedades, construíram moradias fixas, iniciaram a agricultura e o pastoreio.
Para expressar sua opinião ou fazer um comentário a respeito desta matéria, Clique aqui!