Alunos: ALICE, ARTHUR FÁBREGAS, BRYAN, DAVI SANTOS, DAVI SOUSA, EDUARDO, GUSTAVO JOSHUA, ISIS RAVYNNE, JOÃO PEDRO, JOAQUIM, JULLIA, KAUAN, KEVYN, LUKAS, MAÍZA, MARIA ANTÔNIA, PEDRO BANDEIRA, PEDRO HENRIQUE, SOFIA VASCONCELOS, SOPHIA GONÇALVES, WITALLO
Por Prof. Cleiton | 19/08/2022
Aos 19 dias do mês de agosto, os alunos do 5º ano vespertino, turma Alegria da E. M. Tinah Ripalta de Menezes se reuniram com o seu professor Cleiton França de Sousa Neves para estarem debatendo, se inteirando e criando estratégias sobre como desenvolver uma pesquisa de campo com esse tema tão triste e ainda atual em que crianças são focos principais de exploração em trabalhos ilegais e já trazendo ao saber de todos um paralelo sobre o trabalho doméstico envolvendo crianças, até onde pode ser considerado como saudável e legal e quando ele passa a se considerar como um trabalho escravo. Para fazer um comentário Clique aqui!
Por 5º Ano | 22/08/2022
Aos 22 dias do mês de agosto, alunos do 5º ano Alegria Vespertino se preparavam para coletar informações sobre o trabalho infantil. Para fazer um comentário Clique aqui!
Por 5º Ano | 22/08/2022
A sala foi dividida em grupos onde os mesmos foram a campo para buscar por informações acerca da possível prática de trabalho infantil. Para fazer um comentário Clique aqui!
Por 5º Ano | 22/08/2022
Para essa pesquisa de campo, foram elaboradas 8 perguntas observando a possibilidade de trabalho infantil não doméstico e trabalho infantil doméstico.
Dos entrevistados: 11,75% Relataram se sentir obrigados a fazer algum tipo de trabalho doméstico. - 11,75% Exercem um trabalho não doméstico permitido pelos pais. - 88,25% Exercem, porém, dizem não serem obrigados a executar nenhuma tarefa doméstica e o fazem de vontade própria para ajudar os pais. - 64,70% Justificaram sua resposta relatando o por que exercem tarefas na sua infância, enquanto 35,30% não deram nenhuma justificativa. Para fazer um comentário Clique aqui!
Por 5º Ano | 22/08/2022
Relatos reais e nomes fictícios para preservar a identidade dos entrevistados: João e Maria
1) Você conhece alguém que trabalhou em sua infância? Sim, conheço duas pessoas, o João que aos seus 10 anos precisou trabalhar de serviços gerais e a Maria que aos 8 anos teve que trabalhar de babá.
2) Onde aconteceu? O João trabalhou em Almenara e a Maria em Uberlândia.
3) Como foi mudar de vida e ter que trabalhar em sua infância? Para a Maria não foi nada fácil e para o João foi muito ruim o trabalho em sua infância.
4) O que aconteceu com essas crianças? Eles cresceram, se casaram e conseguiram trabalhar em um emprego melhor.
Relatos reais e nomes fictícios para preservar a identidade dos entrevistados: Lala
1) Você conhece alguém que trabalhou em sua infância? Sim, conheço uma pessoa, a tia Lala
2) Onde aconteceu? Aconteceu na roça, ela tinha apenas 8 anos e fazia trabalhos para os seus pais.
3) Como foi mudar de vida e ter que trabalhar em sua infância? Um momento difícil.
4) O que aconteceu com essas crianças? A tia Lala hoje vive na cidade e se sente muito feliz.
Para fazer um comentário Clique aqui!
Por 5º Ano | 22/08/2022
Em todas as cidades grandes existem crianças trabalhando nas ruas em diversas situações, seja como vendedor de picolé, vendedor ambulante, fazendo malabarismos nos sinais, dentre outras situações de risco. Em nossa cidade de Almenara não é diferente, Tais atividades apresentam os reflexos da pobreza, e muitos fazem isso para poder complementar a renda familiar e acabam tendo que sacrificar os seus estudos que é a garantia de um futuro melhor.
Essas crianças acabam sendo expostas a todos os tipos de riscos, além de poderem ser atropeladas, riscos de serem assediadas, principalmente as meninas, entre outros danos causados à saúde física e psicológica. O trabalho nas ruas acaba sendo uma situação perigosa e, dessa por esse motivo, entre tantos outros, nenhuma criança deveria ser exposta a esses riscos. Seu lugar é na escola, e quando não estiver na escola, deveria estar se exercitando em alguma atividade física, brincando, ... para que assim possa ser possível garantir uma provável melhoria de vida através de uma educação de qualidade. Para fazer um comentário Clique aqui!
Histórias em quadrinhos (Clique sobre a imagem para ampliá-la)
Por 5º Ano | 23/08/2022 | Autor, ilustrador: Kevyn Ferraz Santos
História em quadrinhos nº 2
Por 5º Ano | 23/08/2022 | Autor, ilustrador: Sophia Gonçalves
História em quadrinhos nº 3 - Trabalho Infantil
Por 5º Ano | 23/08/2022 | Autor, ilustrador: Arthur Fábregas
História em quadrinhos nº 4 - Trabalho Infantil
Por 5º Ano | 23/08/2022 | Autor, ilustrador: Wítallo Mendes Silva